sábado, 5 de novembro de 2011

Triângulo é um polígono de três lados. É o polígono que possui o menor número de lados. Talvez seja o polígono mais importante que existe. Todo triângulo possui alguns elementos e os principais são: vértices, lados, ângulos, alturas, medianas e bissetrizes.

Apresentaremos agora alguns objetos com detalhes sobre os mesmos.
  1. Vértices: A,B,C.
  2. Lados: AB,BC e AC.
  3. Ângulos internos: a, b e c.
Altura: É um segmento de reta traçado a partir de um vértice de forma a encontrar o lado oposto ao vértice formando um ângulo reto. BH é uma altura do triângulo.
Mediana: É o segmento que une um vértice ao ponto médio do lado oposto. BM é uma mediana.
Bissetriz: É a semi-reta que divide um ângulo em duas partes iguais. O ângulo B está dividido ao meio e neste caso Ê = Ô.
Ângulo Interno: É formado por dois lados do triângulo. Todo triângulo possui três ângulos internos.
Ângulo Externo: É formado por um dos lados do triângulo e pelo prolongamento do lado adjacente(ao lado).

Classificação dos triângulos quanto ao número de lados
Triângulo EquiláteroOs três lados têm medidas iguais.
m(AB)=m(BC)=m(CA)
Triângulo IsóscelesDois lados têm a mesma medida.
m(AB)=m(AC)
Triângulo EscalenoTodos os três lados
têm medidas diferentes.

Classificação dos triângulos quanto às medidas dos ângulos
Triângulo
Acutângulo
Todos os ângulos internos são agudos, isto é, as medidas dos ângulos são menores do que 90º.
Triângulo
Obtusângulo
Um ângulo interno é obtuso, isto é, possui um ângulo com medida maior do que 90º.
Triângulo
Retângulo
Possui um ângulo interno reto (90 graus).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agrupamento é o método pelo qual simplificamos uma expressão algébrica, agrupando os termos semelhantes (termos em comum). 
Ao usarmos o método do agrupamento, necessitamos fazer uso da fatoração: termo comum em evidência. 
Observe no exemplo a seguir: 

4x² + 8x + 6xy + 12y 
Termo comum em evidência em cada agrupamento: 4x² + 8x (8 = 4*2) e 6xy + 12y (12 = 6*2) 
4x(x + 2) + 6y(x + 2) 
Colocamos novamente em evidência, pois os termos 4x e 6y possuem termos em comum. 
(4x + 6y) (x + 2) 

Observe mais alguns exemplos de fatoração por agrupamento: 


Exemplo 1 
2xy – 12x + 3by – 18b 
2x(y – 6) + 3b(y – 6) 
(2x + 3b)( (y – 6) 


Exemplo 2 
6x²b + 42x² – y²b – 7y² 
6x²(b + 7) – y²(b + 7) 
(6x² – y²) (b + 7) 


Exemplo 3 
x² – 10x + xy – 10y 
x(x – 10) + y(x – 10) 
(x + y) ( x – 10) 


Exemplo 4 
a³b + a² + 5ab³ + 5b² 
a²(ab + 1) + 5b²(ab + 1) 
(a² + 5b²) (ab + 1) 

Exemplo 5 
2xy – 4x + 3xy – 6x + 4xy – 8x 
2x(y – 2) + 3x(y – 2) + 4x (y – 2) 
(2x + 3x + 4x) (y – 2) 
9x (y – 2)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

produto da soma pela diferença de dois termos




(a + b). (a – b) = a² - ab + ab - b² = a²- b²

conclusão:
(primeiro termo)² - (segundo termo)²

Exemplos :

1) ( x + 5 ) . (x – 5) = x² - 5² = x² - 25
2) (3x + 7y) . (3x – 7y) = (3x)² - (7y)² = 9x² - 49y²

terça-feira, 20 de setembro de 2011


É Brincando que se Aprende.

JOGO: BINGO ALGÉBRICO 
7º série e 8º série1)Conteúdos a serem trabalhados;
Fatoração e produtos notáveis
2)Objetivos da atividade;
• Trabalhar de forma lúdica conteúdos que são considerados difíceis pelos
alunos.
• Aprender a identificar as expressões algébricas que podem ser fatoradas
ou que são produtos notáveis.
• Diferenciar casos de fatoração

3)Habilidades trabalhadas;
• Raciocínio lógico;
• Associação;
• Aplicação de propriedades;
• Criatividade;
• Flexibilidade de pensamento.
4)Seqüência didática da atividade;
Encontrei no site www.eduquenet.net/jogosmatematicos.htm esse jogo interessantíssimo.